quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Relatório - Aula: Os jardins de Monet
A turma sempre que é desafiada a construir conhecimentos através de atividades dinâmicas, que lhes desafiam e provocam a pensar sobre determinado assunto, recebe a proposta de forma positiva. Como foi descrito no planejamento, procurei conversar antes de chagarmos ao laboratório relembrando o assunto da aula anterior, estabelecendo uma conexão entre o que fizemos anteriormente e o que era proposto naquele momento. Estabelecemos também regras de convivência e de uso do espaço pautados em experiências anteriores no laboratório de informática.
Posso afirmar que as crianças interagiram de maneira interessada, participando e ampliando conhecimentos anteriores, pois realizando a leitura da imagem, levantaram hipóteses próprias sobre os recursos utilizados por Monet para representar a obra: A ponte japonesa.
Professora : Vocês acham que essa tela representa uma imagem do dia ou da noite?
Alunos:  Foi de dia !
Professora : Como dá para saber?
Alunos: Por que tá claro!
Professora : Como o pintor consegue mostrar que é dia na pintura dele?
Aluno : É assim, por que ele coloca luz.
Professora: Como assim coloca luz?
Aluno: A luz é ali na cor amarela que tem nas plantas... é a luz do sol.
Assim como já era esperado, por se tratar de crianças de 7 e 8 anos, algumas durante a realização da atividade, se dispersaram com comentários dos colegas, conversaram ou desfocaram atenção com outra ação. Percebendo este distanciamento, busquei chamar atenção das crianças para o que estávamos discutindo. Posso afirmar que este fato não interferiu negativamente no resultado da atividade.
Relaciono o envolvimento das crianças ao assunto da aula, pois sempre que apreciamos obras de arte, mesmo que usando recursos diferentes dos usados na ocasião, eles sempre desejam analisar, expressar opiniões, descobrir o nome do artista e etc.
Hoje analisando a situação vivenciada credito que atividade poderia ter transcorrido de maneira mais organizada se tivesse dividido a turma em dois grupos, pois se tornou difícil colocar o planejamento em prática, pois eu (professora) precisava conduzir várias ações ao mesmo tempo: mediar a apreciação da tela, chamar atenção das crianças dispersas, manejar o  computador ( que insistia em entrar em hibernação durante a discussão), organizar a sequencia das falas das crianças, para que não falassem todos de uma só vez e em alguns momentos digitar o que queriam descobrir . Ufa! Diminuir a quantidade de crianças ou contar com uma parceria neste momento seria ótimo!
Como se tratava de uma pré-atividade de elaboração de um projeto, fiquei satisfeita, pois consegui envolvê-los com o tema, estabelecendo relação com os conhecimentos construídos na aula anterior, observando a vegetação retratada na tela, observando através da apreciação aspectos diferenciados que compõe a obra ( cor, objetos, luz, estilo de pintura e etc.) e principalmente, despertando a curiosidade sobre o artista e sua obra.
Veja o quadro de perguntas que direcionarão o projeto sobre Claude Monet:

O que queremos saber?

Como descobrir?
O que descobrimos?
Onde nasceu?
Quem era o pai e mãe?
O pai e mãe morreram quando era pequeno?
 Ele tem irmãos?
Teve filho? Quantos?
Como foi a vida?
Tinha namorada ou esposa?
Onde mora?
Como começou a perder a visão?
Ficou triste com o problema?
Ficou cego?
Já morreu?
Quantos quadros já pintou?

No computador (no cyber, no celular, na internet e etc.)
Na revista;
No livro;
Na tv;
Nos documentos dele;


(aqui serão registradas as descobertas)


Em relação à forma de aprender dos alunos o que mais me chama atenção em propostas como esta é a presença da informática na vida da nova geração de alunos, pois no momento da discussão de como poderíamos buscar informações para responder as perguntas o grupo citou o computador, cyber, celular, demonstrando ter a internet como a primeira fonte de descoberta, ou seja, fonte de pesquisa.
Outro aspecto importante é o envolvimento dos alunos no levantamento de metas (respostas a serem buscadas), que a metodologia de projetos favorece, o que provoca um grande o interesse na busca de conhecimentos, pois todo o grupo passa a ter objetivos em comum claros para todos. Esta é uma das grandes vantagens do trabalho com a metodologia de projetos.
Partindo desta afirmação, concluo que a atividade pode ser adaptada para outros contextos e séries, necessitando somente de adequações de desafios de acordo com a faixa etária atendida. O trabalho interdisciplinar é fundamental no desenvolvimento da proposta, pois algumas disciplinas casam-se entre si favorecendo a construção de um conhecimento mais amplo.
É importante destacar que essa foi a primeira proposta lançada dentro do projeto que será desenvolvido, partindo das perguntas feitas pelas crianças estruturarei um planejamento mais abrangente, que especificará estratégias e uso de diferentes recursos para que possamos encontrar respostas para os questionamentos. Vocês terão a oportunidade de acompanhar as descobertas, pois criaremos um portfólio do projeto. Aguardem as próximas postagens!!!

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