quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aula: Os jardins de Monet
OBJETIVOS:
·         Apreciar obras de arte relacionando conhecimentos com outras áreas estudadas;
·         Observar as diferentes espécies de plantas representadas na obra de Monet;
·         Desenvolver sua sensibilidade através do contato com diferentes tipos de linguagens artísticas;
·         Desenvolver curiosidade em relação ao artista mencionado para possível produção de projeto sobre o mesmo;
·         Interagir com as mídias ( webquest e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos;

DISCIPLINA: ciências /arte (Pré – atividade para elaboração de projeto)
CONTEÚDO:
·         As plantas: jardins
·         A Arte como expressão e comunicação dos indivíduos;
TURMA: 2 º ANO
TEMPO ESTIMADO: 45 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO: Datashow/computador/webquest elaborada previamente/ tabela produzida no word elaborada previamente.
INTRODUÇÃO:
Chamar atenção do grupo relembrando o assunto discutido na ultima aula: Jardim Botânico. Recordar o vídeo assistido na ocasião, que mostrava imagens em HD, do Jardim Botânico do Rio de janeiro. Após este momento, falar para as crianças da existência de um pintor famoso que adorava pintar jardins e que produzia telas lindíssimas com este tema.  Comunicá-los que iremos ao laboratório de informática ver uma das telas produzidas pelo artista. Antes de sair para o laboratório, compartilhar o que faremos e construir com grupo as regras de convivência que regulamentarão o uso do espaço.
ETAPAS:
1º ETAPA:
Convidar as crianças ao laboratório de informática e apresentar webquest com informação sobre a tela “ A ponte japonesa”, usando datashow. Chamar atenção das crianças para a vegetação apresentada na tela, os objetos que as compõem, cores, efeitos de luzes e também fazer comparação do estilo de pintura deste artista com os que conhecemos anteriormente (Van Gogh, Tarsila do Amaral, Portinari etc. ).  Perguntar o que percebem de diferente entre “estilo de pintar” destes artistas (se precisar abrir na internet a obra de algum deles para que comparem).
2º ETAPA:
Para despertar o interesse das crianças pela vida de Monet falar da sua importância dentro contexto dos grandes artistas. Relatar que quando estava no apogeu de sua vida artística sofreu com um problema de vista que lhe fez registrar de forma diferente. Destacar que chegou a registar a mesma imagem com diferentes tonalidades. Apresentar as imagens que representam este fato para crianças.
3º ETAPA:                   
Na sequencia perguntar se gostariam de saber mais sobre este artista e apresentar tabela com quadro de perguntas que serão norte para o desenvolvimento do projeto que será desenvolvido.


·         Esta é apenas uma etapa do trabalho que será desenvolvido, a sequencia continuará sendo exposta no blog.


Endereço webquest:
http://www.webeducacional.com/webquest/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=3447&id_pagina=5






Nenhum comentário:

Postar um comentário