terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conceituando Hipertexto

Após a leitura realizada para produção das propostas anteriores, conheci diferentes formatos e conceitos de hipertextos que eram distintos, mas rematavam-se entre si em minha interpretação. Uma das definições mais claras em minha opinião é: “Hipertexto – um hipertexto é um formato textual composto por diferentes blocos de informações interconectadas. Essas informações são amarradas por elos associativos, os links. Os links permintem ao usuário avancem em sua leitura na ordem que desejar (Leão, 2001,p.15).” A definição se torna esclarecedora quando, em sua interpretação, conseguimos visualizar a rede organizacional que constitui o gênero textual.
Hipertexto, atualmente, é o texto disponibilizado pelas redes de computadores, composto por nós e conexões, que podem ser acessados aleatoriamente desde qualquer máquina (computador) e por qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e simultaneamente.
Para ampliar os conhecimentos de sobre hipertexto devemos refletir sobre suas  características básicas conforme Lévy (1995):
Características Básicas
·         Princípio de metamorfose = Constante construção e renegociação.
·         Princípio de heterogeneidade = Os nós de uma rede hipertextual são heterogêneos.
·         Princípio de multiplicidade e de encaixe das escalas = Qualquer nó ou conexão oferece acesso novos nós e conexões, e assim, indefinidamente.
·         Princípio de exterioridade= Crescimento e diminuição, composição e recomposição dependem de um exterior indeterminado.
·         Princípio de topologia= No hipertexto, tudo funciona por proximidade e vizinhança.
·         Princípio de mobilidade dos centros = A rede possui não um, mas diversos centros.
Após toda a pesquisa realizanda em torno do conceito de hipertexto, percebo que o recurso já faz parte da minha prática pedagógica, apesar de ainda não nomeá-lo com essa definição. Consciente de que hipertexto no âmbito educacional   (http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html) transforma a sala de aula  num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse,  buscarei estimular a construção do conhecimento pela descoberta, já que o sistema de hipertexto facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental, e mesmo assim, mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário