quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

4.3 - Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas
A discussão sobre a inserção do uso das tic’s na escola tem acontecido de maneira intensa ultimamente, pois as mudanças ocorridas na sociedade provocaram a  necessidade de mudanças urgentes também no contexto escolar. Surgiram novas maneiras de ensinar e aprender, de desenvolver um currículo que integre diferentes tecnologias à prática pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno, especialmente quando se trabalha com projetos.
Sob essa nova ótica, o aluno, sujeito ativo da aprendizagem, aprende ao fazer, levantar e testar idéias, experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento. Cabe ao professor criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos conhecimentos.
Partindo desta perspectiva, gostaria de compartilhar um pouco do trabalho desenvolvido durante a realização do Projeto: O mundo é uma bola. O projeto foi desenvolvido  com a turma do 1º ano C no ano de 2010, no período da copa do mundo e tinha como objetivo central descobrir informações sobre o objeto mais desejado durante esse período: A bola.
Para direcionar a atenção das crianças para a bola, assistimos o vídeo do Trailer Copa do Mundo 2010, que junto aos questionamentos realizados, levaram o grupo a pensar sobre a origem da bola, os diferentes tipos de bola, os materiais usados para a produção, como a bola era feita antigamente, as diferentes formas de utilizá- la e etc. Partindo daí, as crianças relataram tudo o que gostariam de saber sobre esse objeto que era tão presente no nosso cotidiano e, ao mesmo tempo, fonte da várias dúvidas.
Depois da montagem do quadro do projeto, foram utilizadas diferentes estratégias e recursos que possibilitaram que grupo respondesse todas as perguntas registradas a respeito da bola. Para isso ...
·                Lemos textos;
·                Cantamos músicas;
·                Recitamos poesias;
·                Vimos vídeos;
·                Lemos diferentes imagens;
·                Lemos slides;
·                Pesquisamos na internet;
·                Fizemos pesquisa com os pais e familiares;
·                Escrevemos textos;
·                Construimos jogos de trilha e da memória sobre a bola.
·                Brincamos com jogos e brincadeiras que utilizavam a bola e etc.
O produto final do projeto foi a elaboração de um filme, onde as crianças relataram todos os conhecimentos construídos. Antes de produzir o vídeo, planejamos a sua produção dividindo todas as descobertas entre os pequenos grupos, para que todos tivessem a oportunidade de participar. No final das gravações professora editou o vídeo e gravou em dvd o filme do Projeto : O mundo é uma bola. Fizemos um evento para lançamento do filme que foi apresentado aos familiares. Cada aluno levou para casa seu dvd, que se tornou uma fonte de conhecimento e de lembranças da turma de pesquisadores que foi formada atraves do trabalho com a pedagogia de projetos.
Assista o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário