quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

4.3 - Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas
A discussão sobre a inserção do uso das tic’s na escola tem acontecido de maneira intensa ultimamente, pois as mudanças ocorridas na sociedade provocaram a  necessidade de mudanças urgentes também no contexto escolar. Surgiram novas maneiras de ensinar e aprender, de desenvolver um currículo que integre diferentes tecnologias à prática pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno, especialmente quando se trabalha com projetos.
Sob essa nova ótica, o aluno, sujeito ativo da aprendizagem, aprende ao fazer, levantar e testar idéias, experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento. Cabe ao professor criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos conhecimentos.
Partindo desta perspectiva, gostaria de compartilhar um pouco do trabalho desenvolvido durante a realização do Projeto: O mundo é uma bola. O projeto foi desenvolvido  com a turma do 1º ano C no ano de 2010, no período da copa do mundo e tinha como objetivo central descobrir informações sobre o objeto mais desejado durante esse período: A bola.
Para direcionar a atenção das crianças para a bola, assistimos o vídeo do Trailer Copa do Mundo 2010, que junto aos questionamentos realizados, levaram o grupo a pensar sobre a origem da bola, os diferentes tipos de bola, os materiais usados para a produção, como a bola era feita antigamente, as diferentes formas de utilizá- la e etc. Partindo daí, as crianças relataram tudo o que gostariam de saber sobre esse objeto que era tão presente no nosso cotidiano e, ao mesmo tempo, fonte da várias dúvidas.
Depois da montagem do quadro do projeto, foram utilizadas diferentes estratégias e recursos que possibilitaram que grupo respondesse todas as perguntas registradas a respeito da bola. Para isso ...
·                Lemos textos;
·                Cantamos músicas;
·                Recitamos poesias;
·                Vimos vídeos;
·                Lemos diferentes imagens;
·                Lemos slides;
·                Pesquisamos na internet;
·                Fizemos pesquisa com os pais e familiares;
·                Escrevemos textos;
·                Construimos jogos de trilha e da memória sobre a bola.
·                Brincamos com jogos e brincadeiras que utilizavam a bola e etc.
O produto final do projeto foi a elaboração de um filme, onde as crianças relataram todos os conhecimentos construídos. Antes de produzir o vídeo, planejamos a sua produção dividindo todas as descobertas entre os pequenos grupos, para que todos tivessem a oportunidade de participar. No final das gravações professora editou o vídeo e gravou em dvd o filme do Projeto : O mundo é uma bola. Fizemos um evento para lançamento do filme que foi apresentado aos familiares. Cada aluno levou para casa seu dvd, que se tornou uma fonte de conhecimento e de lembranças da turma de pesquisadores que foi formada atraves do trabalho com a pedagogia de projetos.
Assista o vídeo:

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

4.2 - Navegando por vídeos e outras mídias


Ao navegar nos locais indicados para realização da atividade, o que mais me chamou a atenção foi a diversidade de  informações  e mídias das quais  podemos ter acesso,  o  que nos permite escolher, em algumas situações, o tipo de linguagem que nos provoca mais a construir conhecimentos ( música, texto, animação).
Para nós educadores a contribuição desses sites é enorme, pois nos permite ampliar os conhecimentos através do estudo, expande o leque de estratégias didáticas, pois podemos compartilhar as vivencias do dia-a-dia , além de serem fontes de recursos ( vídeos, textos, imagens , indicação de sites e etc.) que enriquecem os planejamentos de professores por todo país.
Atividade 4.1 = Conhecendo objetos em multimídia; em grupo; presencial; instrumental; conceitual.
Através dos vídeos assistidos estabelecemos contato com diferentes linguagens artísticas, observamos que cada artista, usando muita criatividade, elaborou projetos artísticos variados. O primeiro vídeo nos mostra um projeto artístico produzido a partir do uso recursos do computador que envolveu imagens diferenciadas, música, cores e movimentos formando uma proposta interativa de imagem e som. O segundo vídeo numa linguagem mais lúdica, nos surpreende com a criatividade de seu produtor que consegue, usando os mais diferentes objetos, reproduzir música através da conexão de sons.  O último vídeo, por sua vez, não encontramos ao assisti-lo uso de tecnologia, mas nos admiramos ao perceber que o planejamento da sua execução foi realizado através de recursos tecnológicos.
A variedade de produções analisadas na atividade 4.1 nos leva a refletir sobre a necessidade de conhecermos melhor os recursos tecnológicos que temos disponíveis para utilizá-los estimulando nossos alunos a criarem através das tic’s, não só materiais escritos, mas representações em diversas linguagens.
A proposta de criação de um projeto de trabalho para essas produções passa a ser uma vivência que possibilita aprendizagens importantes como: a cooperação, desenvolvimento de trabalho por sequencia que leva a composição de um produto final, trabalho em grupo, desenvolvimento de autonomia, planejamento, eleição de estratégias, tempo e espaço, exercício de uma avaliação processual, ampliação dos conhecimentos cognitivos e sociais. Por essas riquíssimas possibilidades de aprendizagens, atividades como estas devem ser vivenciadas na escola.