PROJETOS DE TRABALHOS EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
AULA N°3: PROJETO “OS JARDINS DE MONET”
AUTOR E CO-AUTOR(ES)
AUTOR : Dágla Rosse Pajeú Silva Lima
CO-AUTOR(ES): Ana Cordeiro
Edileude Rodrigues Oliveira
Lenir dos Santos Silva
Luzia Gomes da Silva Lima
Araguaína –TO/ Escola Paroquial Sagrado Coração De Jesus
ESTRUTURA CURRICULAR
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
Ensino Fundamental | Arte Ciências | Produtores em Arte: vidas, épocas e produções; Diferentes tipos de plantas; Partes das plantas; |
DADOS DA AULA - O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
· Conhecer fatos importantes da vida do artista ( Monet);
· Observar partes das plantas representadas na obra "Bouquet de soleils";
· Apreciar obras de arte buscando conhecer os procedimentos utilizados pelos produtores;
· Avançar na representação gráfica diversificada com relação aos variados suportes e meios (papéis, tintas);
· Limpar e conservar os materiais, o ambiente de trabalho sem solicitação e/ou ajuda do adulto;
· Interagir com as mídias (computador e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos;
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
2 aulas de aproximadamente de 50 minutos cada.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS
· Construção de conhecimentos básicos sobre a vida do artista (local de nascimento / data / conhecimentos sobre a vida escolar);
· Vivência com técnicas de pintura;
Descritos no quadro do projeto preenchido na pré-atividade ( aula n° 1)
O QUE QUEREMOS SABER? | COMO DESCOBRIR? | O QUE DESCOBRIMOS? |
Onde nasceu? Quem era o pai e mãe? O pai e mãe morreram quando era pequeno? Ele tem irmãos? Teve filhos? Quantos? Como foi a vida? Tinha namorada ou esposa? Onde mora? Como pintava? Como começou a perder a visão? Ficou triste com o problema? Ficou cego? Já morreu? Quantos quadros já pintou? | No computador (no cyber, no celular, na internet e etc.) Na revista; No livro; Na TV; Nos documentos dele; | Que ele nasceu em Paris em 1840; Que tinha aula de pintura em uma escola; Que ele fazia caricatura dos professores e eles não gostavam disso; Que ele tinha um amigo chamado Boudin; Que ele pintava ao ar livre com tinta a óleo ; Que ele teve filhos e mulher; Ele montou um barco que era um estúdio de pintura; |
Professor e alunos relembrarão as descobertas realizadas sobre a vida de Monet na aula anterior. Após este momento, combinarão a agenda programando a sequencia das etapas que irão realizar. O Professor explicará que a proposta é que conheçam um trecho do livro da coleção Mestre das Artes – Monet, que com certeza trará alguma informação sobre o artista. Combinarão que realizarão a atividade em sistema de rodízio: metade da turma irá inicialmente para o Laboratório de Informática e a outra metade ficará em sala realizando produção de texto com imagens. Logo que concluírem, trocarão os grupos. O 1º fará os desafios matemáticos e o 2º irá para o laboratório.
2º MOMENTO
Professor convidará as crianças a sentarem no chão e apresentará slides com páginas do livro para que façam a leitura juntos. O trecho previamente escolhido pelo professor, trará informações sobre o gosto desenvolvido pelo artista a respeito da pintura ao ar livre, as dificuldades enfrentadas neste tipo de representação e o fato da invenção da tinta à óleo ter auxiliado os adeptos dessa prática. O professor chamará atenção do grupo para as telas e tirinhas de quadrinho que compõem as páginas do livro, para beleza das telas retratadas ao ar livre e a presença das plantas em cada uma delas.
Após a observação professor perguntará se acham que esta tela foi retratada ao ar livre e falará da possibilidade de pintarmos uma tela de girassóis ao ar livre na escola. Perguntará se já viram alguma planta como esta e se gostariam de representá-la como Monet fez, mas dessa vez ao ar livre.
Combinará a sequencia das etapas para pintura, chamando atenção para os aspectos que por um acaso as crianças não mencionarem.
· Antes de pintar precisamos fazer o quê?
· O que fazer depois do desenho, a pintura da planta ou o fundo?
· O que podemos fazer para o pátio se manter limpo durante o nosso trabalho?
· Relembrar a necessidade de limpeza do pincel a cada mudança de cor e de mistura de cores para formação de novas cores e tonalidades.
4º MOMENTO
Crianças ficarão dispostas no chão do pátio em frente aos girassóis plantados nos canteiros da escola e farão o desenho da planta ao ar livre.
5º MOMENTO
5º MOMENTO
Na aula seguinte, pintarão usando tinta guache e pincel as suas próprias telas em duplas forrando o chão com jornal e compartilhando copinho e flanelinha de limpeza do pincel. Após a secagem da tela farão o contorno do desenho usando lápis de cor preta.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
· Conheceram fatos importantes da vida do artista ( Monet);
· Limparam e conservaram os materiais e o ambiente de trabalho sem solicitação e/ou ajuda do adulto;
· Interagiram com as mídias (computador e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos;
- Participaram das discussões em sala sobre a vida e obra Monet;
- Participaram da construção da releitura da obra “Bouquet de soleils" Monet;.
PESQUISA NA INTERNET
www.google.com.br/imagens
RECURSOS EDUCACIONAIS/DIDÁTICOS:
· Data Show
· Computadores
· Livro “Coleção Mestres das Artes – Monet
· Tinta guache, tecido, pincel, papel A4, jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário